População de João Pessoa lidera índice de obesidade no Nordeste, aponta Ministério da Saúde

João Pessoa apresenta a maior taxa de obesidade entre as capitais do Nordeste, com 21,7% de sua população considerada obesa, segundo dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde. O índice coloca a capital paraibana à frente de Maceió (21,1%) e Aracaju (20,2%) e supera a média nacional de 18,9%. Além disso, o levantamento revela que mais da metade dos habitantes da cidade – cerca de 56% – está acima do peso. Esses dados reforçam a urgência de debates e informações voltadas à prevenção e ao combate à obesidade.
Como a obesidade afeta a qualidade de vida e a expectativa de vida da população? O que contribui para que João Pessoa tenha uma das maiores taxas de obesidade entre as capitais do Nordeste? Quais são os principais fatores que influenciam o aumento da obesidade em áreas urbanas? Qual o papel do ambiente urbano, dos hábitos alimentares e da rotina de trabalho no aumento dos índices de obesidade? Como a obesidade está relacionada a outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes? Quais são as estratégias mais eficazes para a redução da obesidade no longo prazo?
Com a chegada do dia da prevenção a Diabetes (14), é uma boa oportunidade para esclarecer sobre essas e outras questões. Por isso, colocamos à disposição a coordenadora do curso Enfermagem da UNINASSAU João Pessoa, Emmanoela Paulino
Fonte: Ana Geisa Viana
Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui