Ouvidoria Geral registra crescimento de 78,43% manifestações resolvidas no primeiro bimestre de 2022

A Ouvidoria Geral da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp) registrou um crescimento de 78,43% de manifestações resolvidas no primeiro bimestre deste ano, entre SIC e Ouvidoria. No ano passado, foram registrados 255 atendimentos, enquanto que neste ano já são 455 manifestações, no mesmo período. O órgão entende que o acesso à informação de forma simples e eficaz é a melhor maneira de fomentar o controle social, aumentar a eficiência do poder público, diminuir a corrupção e elevar a participação do cidadão.

Os dados estão expostos no “Painel Resolveu”, o projeto foi inspirado no Painel Resolveu do Governo Federal e idealizado visando a prestação de serviço de qualidade, transparência e controle social. O painel pode ser acessado aqui (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria).

Nele, qualquer pessoa pode apresentar pedido de acesso à informação aos órgãos públicos e esse serviço é gratuito, por meio do Serviço de Acesso à Informação (SIC). Em João Pessoa, a Prefeitura Municipal oferta esse serviço através da Ouvidoria Geral, da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp).

De acordo com o secretário e ouvidor-geral, Rafael Costa, o trabalho que vem sendo desenvolvido na Ouvidoria Geral tem gerado confiabilidade e assim, aumentado a procura pelo cidadão. “Esse crescimento representa o engajamento da equipe em tentar solucionar cada vez mais as demandas da população num menor espaço de tempo. Nossa maior missão é atender bem o cidadão e gerar confiança no poder da Ouvidoria enquanto ponte entre o cidadão e a administração pública”, explicou.

Para atendimento os usuários ainda dispõe do número 162, e-mail ([email protected].br) e WhatsApp (98841-9383) para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. A Ouvidoria Geral fica localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 / 1º andar – Centro. Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). Telefone: 3218-6167. Link para atendimento no WhatsApp: https://midi.as/WhatsappOuvidoriaJP.

Podem ser feitos à Ouvidoria os seguintes tipos de manifestação:

Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa a serviço público;

Elogio: Demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

Sugestão: Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública municipal;

Denúncia: Comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Painel Resolveu – No Painel Resolveu Municipal, no Portal de Transparência da Prefeitura de João Pessoa, o cidadão pode encontrar informações relacionadas à quantidade de manifestações tratadas pela Ouvidoria Geral, sendo elas detalhadas por tipo (denúncia, reclamação, elogio, entre outros). Assim como é possível analisar as demandas em tratamento, a média de dias de resposta, bem como, o percentual fora do prazo, entre outras informações. Ainda é possível ter acesso a todo histórico das demandas desde 2018 até a data atual, além do detalhamento por assunto, o qual pode ser acessado aqui (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria-detalhamento-por-assunto).

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