Técnica milenar, fermentação natural nos pães traz sabor incomparável e benefícios à saúde

Padaria boutique à beira-mar, Farina in Natura, traz linha especial desde pães com cascas crocantes e rústicos até delicados brioches perfumados e amanteigados

Produtos artesanais e caseiros estão em alta, e a panificação é um dos segmentos que mais tem se destacado. Comer bem está cada dia mais associado a alimentos saudáveis, selecionados e com o mínimo de itens industrializados na composição. E também está ligado à experiência: não se trata apenas em ir a uma padaria e fazer uma compra básica, mas ir a um local aconchegante, agradável e com produtos especiais. Inaugurada recentemente na orla do Cabo Branco, em João Pessoa, a padaria Farina in Natura é uma dessas opções e já é uma referência na região. No local, são oferecidas delícias artesanais e de fermentação natural, como pães, bolos, cookies, focaccia, quiches, tarteletes, croissants, entre outros produtos que agradam os clientes mais exigentes.
O segredo do pão artesanal está nos ingredientes e na técnica, como conta o padeiro e consultor da Farina in Natura, Pedro Peixoto. Segundo ele, o pão é feito seguindo um processo de fermentação longo e não artificial . “É uma técnica milenar, que reforça ainda mais o aspecto caseiro”, conta. Para se fazer um bom pão, ele reforça ser indispensável utilizar insumos de extrema qualidade e também ter domínio sobre as técnicas. “Essa é uma das principais diferenças em relação ao pão convencional, que é feito com matérias-primas de baixo valor nutricional”, ressalta.
Pedro conta que o processo de fermentar o produto pode demorar de 12 a 48 horas, já que depende do tipo de produto que está sendo feito.  Este é um processo antigo que usa fermento natural, chamado pelos franceses de Levain. Nesta técnica, bactérias e fungos fazem o trabalho da fermentação, quebrando os açúcares naturais do trigo, o que gera gás carbônico e faz o pão crescer. A utilização de leveduras que agem vagarosamente, trazem mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade ao pão. “Pelo processo ocorrer de forma natural, essa técnica pode também gerar um produto probiótico, e contribui com a quebra parcial da malha de glúten, fazendo com que este seja absorvido pelo nosso organismo de maneira mais fácil”, explica Pedro.
A aparência por vezes rústica dos pães artesanais não é a única forma de apresentação. Pedro explica que o pão pode ter a casca mais crocante, mas também ser macio. “Depende do tipo. Ele pode ser cascudo, com o miolo úmido e possuir uma certa acidez, como os pães Sourdough, ou sem casca, macios, perfumados e amanteigados como os brioches artesanais”, cita.
Saúde – A fermentação natural traz, ainda, benefícios à saúde. “O pão fermentado naturalmente tem baixíssimo índice glicêmico, é uma ótima fonte de carboidratos, minerais, vitaminas e também, um alimento regulador do intestino”, pontua.
Conheça outros benefícios: 
* A lenta fermentação proporciona melhor digestão e evita a sensação de inchaço após comê-lo;
* A variedade de microorganismos benéficos em seu fermento melhora a flora intestinal;
* Ajuda no emagrecimento, pois gera maior sensação de saciedade;
* Por possuir uma grande quantidade de antioxidantes, ajuda no combate ao envelhecimento da pele;
A Farina in Natura funciona todos os dias, das 6h às 21h no Infinity At The Sea, na beira mar do Cabo Branco. Outras informações,  no perfil do Instagram: @farinainnatura .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui