Hospitais da rede municipal realizam atividades alusivas ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

Thibério Rodrigues

Os hospitais da rede municipal de saúde estão realizando, durante o mês, atividades alusivas ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado no próximo sábado (17). As atividades fazem parte da programação do ‘Setembro Laranja’, mês dedicado à conscientização sobre o tema, com o objetivo de promover, entre os profissionais, medidas de redução de risco aos usuários das unidades hospitalares.

Nesta sexta-feira (16), às 11h, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) vai promover dinâmicas direcionadas aos funcionários, abordando temas relacionados às metas de segurança do paciente como identificação correta do usuário; comunicação entre profissionais de saúde e higienização das mãos para evitar infecções.

No Hospital Municipal do Valentina (HMV), referência no atendimento pediátrico, a programação segue até a próxima terça-feira (20) com atividades na UTI e bloco cirúrgico para os profissionais desses setores, além de uma palestra no auditório da unidade hospitalar com o tema ‘Cuidados na Administração de Medicação de Alto Risco’.

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) segue com atividades até o dia 30 deste mês para reforçar, junto aos servidores e colaboradores envolvidos direta e indiretamente na assistência aos pacientes, a importância de seguir critérios para manter os internos seguros, reduzindo riscos e garantido um cuidado de qualidade. Integram as ações a utilização de recursos visuais expostos em locais estratégicos dentro do hospital, dinâmicas, jogos interativos e palestras.

No Prontovida, a programação acontecerá a partir do dia 26 e segue até o dia 30 de setembro, reunindo dinâmicas e palestras educacionais para os trabalhadores do hospital acerca das seis metas do protocolo internacional de segurança do paciente.

Já o Instituto Cândida Vargas (ICV) tem trabalhado no Projeto Paciente Seguro, com a capacitação das equipes para coletar indicadores que avaliarão as práticas seguras dentro da unidade.

Núcleos de segurança do paciente – Com o objetivo de oferecer a melhor assistência à população, os hospitais da rede municipal de saúde de João Pessoa desenvolvem medidas que reduzem riscos aos usuários, obedecendo ao Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. Para isso, as unidades hospitalares contam com os núcleos de Segurança do Paciente, que têm a finalidade de promover ações e adotar medidas para um atendimento atento às necessidades do paciente e sua segurança.

As equipes multiprofissionais de cada um dos hospitais se reúnem periodicamente para discutir e analisar os protocolos adotados dentro do serviço. Por isso, as unidades oferecem a seus profissionais capacitações e atividades de educação relacionadas ao tema, dentro do perfil de cada hospital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui