Problemas bucais podem ter relação com a saúde mental; saiba como identificar e cuidar

Um dos sintomas da depressão pode ser o descuido consigo mesmo. Tarefas como tomar banho, se alimentar corretamente e escovar os dentes podem ser deixadas de lado, ou feitas com dificuldade. Nesse contexto, caso a saúde bucal seja ignorada poderá desencadear sintomas que vão interferir ainda mais na qualidade de vida.

A explicação é da dentista do Sistema Hapvida NotreDame Intermédica, Giovana Maia, que detalha como uma depressão e transtornos mentais costumam afetar um paciente odontológico. “Pode iniciar o aparecimento de cáries, gengivites, periodontites, o que pode levar a até mesmo uma perda dentária”, lista.

Ainda conforme a especialista, é comum que pessoas que estejam enfrentando dificuldades com a saúde mental adiem consultas e deixem de marcá-las, mesmo quando há necessidade, o que pode causar uma piora do estado da estrutura bucal como um todo. Quando finalmente conseguem ir, é papel do dentista atentar a esses sinais e orientar na busca de uma ajuda profissional.

“Muitas vezes o paciente só escova os dentes na hora da consulta. O dentista consegue enxergar os efeitos da falta de cuidado bucal e cabe a ele conversar, entender a história de vida, escutar o que motivou o esquecimento do hábito diário da escovação, e orientar pela ajuda profissional, como de psicólogo ou psiquiatra”, narra a dentista.

Em alguns casos, pode acontecer o inverso: a saúde mental pode ser afetada devido ao estado da saúde bucal. Situações em que a pessoa perde os dentes, não consegue falar ou sorrir, também precisam de uma intervenção, que pode melhorar consideravelmente seu bem-estar.

“Às vezes a pessoa fica deprimida por não conseguir sorrir, fica com vergonha de falar devido ao estado da estrutura bucal. Nesses casos, o dentista atua diretamente para trazer essa confiança de volta, renovando o sorriso, colocando uma prótese e fazendo os procedimentos necessários. Essas circunstâncias também merecem uma atenção especial”, revelou Giovana Mais.

Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui