João Pessoa realiza 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em novembro

Mostra de robótica, espaço geek, competições de games, Olimpíada de Matemática, apresentação de cosplay, oficinas de arte, vídeo e tecnologia são algumas das muitas atividades que vão acontecer na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 9 a 12 de novembro de 2022, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. A entrada para o evento é gratuita.

A abertura da 19ª SNCT acontece no dia 9, 17h30 no Teatro Paulo Pontes, e após a solenidade a Youtuber Júlia Jaccoud se apresenta com “A matemaníaca”. Haverá ainda o show do Rubacão Jazz, às 18h30, com a presença garantida de estudantes e professores de várias universidades públicas e particulares do município e do Estado da Paraíba.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, comentou que em cada espaço acontecerão várias atividades. A programação está dividida em eixos temáticos. Uma das atividades mais esperadas é a Olimpíada de Matemática, que prevê a presença de mais de mil estudantes da rede pública e particular desenvolvendo equações e desafiando seus limites, no mezanino do Espaço Cultural, também no dia 9, a partir das 14h.

No Espaço Geek, nos quatro dias do evento, o público vai encontrar exposição de filmes, animes, swordplay, card game, RPG, boardgame, gincana, random, band rock, kpop e apresentação de cosplay. No local também vai ter um Espaço Verde, que abre na quinta-feira (10) com exposição e venda de artesanato, além de comida vegana.

Já o Espaço EcoTech promete trazer para o local um espaço Eco banner, oficina artística de resíduos eletroeletrônicos e vai promover mesa redonda, exposição de arte echo tech, ciclo de palestras, minicurso e um campeonato de arte.

As universidades e faculdades da Capital também terão stands com muitas atividades. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por exemplo, terá o Espaço FabLab UFPB, que vai mostrar como funciona a Usina Escola Solar, um Espaço Ecocycle de Mobilidade Universitária, oficinas de vídeo para redes sociais, de game design analógico, de arte e vídeo, de fotografia digital com celular, de desenho expandido, de modelagem com argila. Além de seminários temáticos a cada dia.

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas secretarias, também estarão presentes no evento exibindo todas as ações que levam conhecimento científico à comunidade.

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004. Este ano, João Pessoa realizará a SNCT em duas etapas: de 10 a 28 de outubro de 2022, com a ‘Caravana SNCT’, que visitará 15 cidades; e de 9 a 12 de novembro de 2022 com a ‘Mostra SNCT’, no Espaço Cultural.

A SNCT é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com uma programação de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.

O tema escolhido para este ano reflete sobre a Independência do Brasil, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então. A SNCT é uma excelente oportunidade para divulgar a ciência e a tecnologia e refletir sobre o seu papel como força motriz para a independência tecnológica do Brasil.

A ideia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de Ciência e Tecnologia, a rede de ensino e a população geral da cidade e do Estado, em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.

Adriana Crisanto Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui