Secretaria de Saúde Municipal promove ações alusivas ao Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai promover ações alusivas à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. A programação tem início nesta terça-feira (1º) e acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas e outros serviços da rede municipal, além de atividades em empresas e órgãos parceiros.

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde do Homem do município, Késsio Brito, as atividades têm a finalidade de levar os serviços de saúde aos homens, buscando ampliar o acesso e sensibilizar o público masculino para a importância do autocuidado durante todos os meses do ano e não apenas em novembro.

“Quanto mais homens procuram os serviços de saúde, melhor compreenderemos as necessidades individuais, bem como teremos o vínculo com a população masculina sensibilizada para a importância do cuidado com a saúde, visando a melhoria da qualidade de vida”, afirmou o coordenador de Saúde do Homem.

Durante as ações nas USFs e policlínicas serão oferecidos serviços de saúde direcionados para a população masculina. Os usuários terão acesso às consultas médicas, atendimento de enfermagem, atendimento odontológico, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), verificação de glicemia e pressão arterial exames, encaminhamentos para especialidades e atividades educativas.

Parcerias – Na terça-feira (8), a partir das 16h, a SMS vai realizar uma palestra educativa, em parceria com a FCK Engenharia, sobre saúde integral do homem para 60 operários de canteiros de obras. Serão abordados pontos como câncer de próstata, câncer de pênis, diabetes, hipertensão e obesidade.

Já no dia 17, a atividade educativa acontecerá num supermercado localizado em Água Fria, dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). Para encerrar a programação do ‘Novembro Azul’ da rede municipal de saúde, no dia 25, das 8h às 12h, a SMS levará testagem rápida, vacinação e palestra educativa aos funcionários e usuários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Novembro Azul – É o nome dado ao movimento internacional criado em 2003 para a conscientização do câncer de próstata com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença. No Brasil, esse mês foi escolhido em alusão ao dia 17 de novembro por ser também o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui