TJ implanta o sistema de Cartório Judicial Unificado nas Varas dos Tribunais do Júri da Capital

Por meio da Resolução nº 43/2022 do Tribunal Pleno, o Tribunal de Justiça da Paraíba criou e implantou o sistema de Cartório Judicial Unificado nas Varas dos Tribunais do Júri da Comarca de João Pessoa. O ato publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira, 1º dezembro, foi assinado pelo Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, que levou em consideração a razoável duração e celeridade dos processos.

Do mesmo modo, o Desembargador-Presidente levou ainda em consideração que o Fórum Criminal ‘Ministro Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello’ dispõe de estrutura física necessária à implantação do sistema de cartório judicial unificado das Varas dos Tribunais do Júri. Com a publicação do referido ato, fica revogada a Resolução nº 11/2022 da Presidência do TJ.

Com a criação do sistema, os servidores lotados nessas varas exercerão suas atribuições no Cartório Unificado dos Tribunais do Júri, atuando em processos de todas as Varas que compõem o sistema; bem como os servidores que compõem o Cartório Unificado dos Tribunais do Júri integrarão o Banco de Recursos Humanos da Comarca da Capital, para todos os efeitos legais.

O Cartório Unificado dos Tribunais do Júri será dirigido pelo diretor do Fórum Criminal da Capital, como coordenador, e contará ainda com um chefe de cartório de justiça unificado. A função de Chefe de Cartório poderá ser exercida por Analista Judiciário ou por Técnico Judiciário, e os servidores serão designados pelo Presidente do TJ.

Ainda de acordo com a resolução, o coordenador do Cartório Unificado Criminal regulamentará, ouvidos os juízes titulares, o seu funcionamento, podendo delegar aos servidores a prática de atos ordinatórios, sem carga decisória, em complementação àqueles previstos no artigo 362 do Código de Normas Judicial da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba.

Por Marcus Vinícius

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui