Projeto Escola de Gente Grande promove inclusão educativa e profissionalizante para adultos

O Projeto Escola de Gente Grande, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, realizado através da Secretaria de Educação e Cultura, tem sido um divisor de águas na vida de jovens, adultos e idosos que, por alguma razão, abandonaram a escola ou que sequer tinham entrado em uma sala de aula na vida. Além da escolarização, é uma oportunidade de aprender uma profissão e conquistar vaga no mercado de trabalho.

Alunos falam do resgate da esperança com a iniciativa deste projeto, que proporciona a alguns à ida pela primeira vez a uma sala de aula e, para outros, o retorno à escola e também o acesso a cursos profissionalizantes. Entre os que estão tendo contato pela primeira vez com o mundo das letras, está dona Adeilda da Silva, de 51 anos, mais conhecida como Tia Boneca, moradora do bairro de Mangabeira 8 – Comunidade Nova Mangabeira. “Comecei a estudar através desse projeto e tenho, agora, uma nova chance de enxergar o mundo. Já leio algumas palavras e comecei a escrever meu nome, que eu não sabia. Estou muito feliz. Além disso, ele oferece oportunidade para aprender uma profissão”, afirmou.

Quem também tem um encontro com a educação todas as noites, durante a semana, é Rosângela Basílio Nunes, de 39 anos, moradora do Bairro São José. Ela explicou que parou de estudar em 2001, na sétima série, devido a diversos problemas pessoais e financeiros e agora, com o projeto Escola de Gente Grande, da Sedec-JP, pode voltar. “Estou matriculada no projeto, na escola Milênium, no Bairro São José, e estou muito feliz com essa nova oportunidade de voltar a estudar, que foi a EJA. Estou me sentindo muito bem, muito feliz e já estou no segundo ciclo e irei até o fim, se Deus quiser”, revelou.

A iniciativa – O projeto ‘Escola de Gente Grande’ iniciou o ano letivo de 2023 atendendo 420 alunos de 12 comunidades da Capital. Segundo Mara Oliveira, assessora pedagógica da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DEJA), que coordena o projeto, as aulas foram iniciadas em outubro de 2022 e as matrículas seguem abertas durante todo o ano com o objetivo de inserir em sala de aula pessoas que não tiveram condições de continuar os estudos.

Conforme explicou, atualmente, são 26 turmas divididas em Alfa (2 turmas), Ciclo I (6), Ciclo II (7), Ciclo III (5) e Ciclo IV (6) que contemplam as comunidades do Altiplano Cabo Branco, Muçumagro, Distrito Mecânico, Jardim Veneza, São José, Valentina, Centro, Timbó, Mangabeira I e VIII, Distrito Industrial e Colinas do Sul, com aulas de segunda a sexta-feira, no horário da noite.

“O programa abre oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental aos jovens, adultos e idosos que não estudavam. Além disso, também oferta cursos profissionalizantes de Cuidador de Idosos, Agente Comunitário de Saúde, Horticultor de Produtos Orgânicos e Zelador de Prédio. Os interessados em se matricular no projeto podem entrar em contato com a Sedec-JP pelo telefone 3218 9280, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h”, informou.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, com apoio do governo federal, e leva escolarização para mais próximo da população, por meio da implantação de salas de aula descentralizadas que funcionam dentro das comunidades. Também são parceiros do programa instituições não governamentais e governamentais, como as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedes), Habitação (Semhab) e Guarda Municipal.

Djane Barros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui