Semam inicia programação do Dia Mundial da Água com exposição especial no Parque Arruda Câmara

A programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) em alusão ao Dia Mundial da Água inicia nesta quarta-feira (1ª), às 14h, com ações envolvendo estudantes da Rede Municipal de Ensino, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no bairro do Roger. A programação inclui visitação à exposição fotográfica ‘(A)MAR’, organizada pelo projeto institucional Mares Sem Plástico, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mostra fica aberta ao público durante todo o mês de março.

“Este ano ao invés de trabalhar apenas no dia específico de comemoração da água, que é 22 de março, vamos utilizar o nosso Museu do Parque Arruda Câmara para uma imersão sobre a temática água em diferentes ambientes, seja dos mares, dos rios, dos mangues e a água que sai da nossa torneira. Então, é uma imersão de consciência para que nós possamos realmente cuidar e incentivar as pessoas a fazerem sua parte nos cuidados com o meio ambiente”, ressalta Suellen Finizola, coordenadora de eventos e Educação Ambiental da Semam.

De acordo com a programação, 20 alunos do 3⁰ ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Gadelha (Mangabeira), vão conhecer a exposição e assistir a um minidocumentário intitulado “Um Plano para Salvar o Planeta”, da Turma da Mônica, do Maurício de Sousa.

Especial – A exposição (A)MAR trás registros dos fotógrafos Aryelli Fernandes e André Medeiros. “O visitante tem a oportunidade de conferir 16 imagens, que abordam o impacto do resíduo sólido em ambientes marinhos e costeiros, além de registros das ações do projeto Mares sem Plástico”, explica a coordenadora do projeto, professora Cláudia de Oliveira, do Departamento de Química e Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB.

Segundo ela, a visitação inclui conhecer o acervo da Coleção Didático-Científica de Lixo Marinho que mostra itens retirados de diferentes praias; além da oportunidade de fazer uma imersão nas caixas sensoriais; realizar a identificação de embalagens estrangeiras no globo terrestre e entender a rota do lixo marinho. O público pode acompanhar o projeto nas redes sociais, nos perfis @maressemplastico e @guardioesdomarpb.

A atividade desta quarta-feira é aberta ao público, realizada em parceria com diversas entidades como o Governo do Estado, através do Procon Estadual, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de Ongs.

Sobre a data – Comemorado no dia 22 de Março, desde 1993, o Dia Mundial da Água foi sugerido na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1992. Este ano, a ONU trás o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”, usando a fábula do beija-flor que apaga o incêndio carregando gotas de água em seu bico, para chamar atenção da população mundial sobre a importância da colaboração efetiva de cada individuo em ações voltadas a dar solução à crise global de água e saneamento.

A data tem o objetivo central é conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos para a vida na terra, tantos dos seres humanos como das demais espécies de seres vivos. O debate também ressalta a importância do uso sustentável desse recurso e a necessidade de conservação, combate a poluição e contaminação em todo mundo.

Ângela Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui