Veneziano destaca tecnologia de reuso de água desenvolvida pelo Instituto do Semiárido, ao presidir sessão do Senado

Ao presidir sessão O Senador e Vice-Presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) destacou nesta quinta-feira (09), ao presidir sessão do Senado, a tecnologia SARA – Saneamento Ambiental e Reuso de Água, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Semiárido – INSA, que tem sede em Campina Grande. Veneziano se reportava a uma fala, na tribuna, do Senador Laércio Oliveira (PP-SE).

“Há uma experiência extraordinária que precisa, pelos governos municipais, pelos governos estaduais, pelo próprio governo federal, de ter um olhar diferenciado. O Instituto Nacional do Semiárido, que é localizado no Nordeste, tem sede em Campina Grande, desenvolveu uma ferramenta muito importante, batizada como SARA, que é o sistema de reuso d’água exatamente com o fulcro, com o propósito que atenda à sua preocupação”, disse Veneziano, ao se reportar ao Senador Laércio Oliveira.

A tecnologia SARA foi desenvolvida por pesquisadores do núcleo de Recursos Hídricos do INSA e promove a coleta e o tratamento do esgoto domiciliar, para produção de uma fonte alternativa de água e nutrientes na agricultura familiar, sendo reconhecida pelas Organizações Unidas (ONU), por meio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe-CEPAL, como um caso de “Big Push para Sustentabilidade”, como uma alternativa tecnológica aplicável a políticas públicas que solucionem o problema do esgotamento sanitário em zonas difusas, e ainda incrementem a produção agrícola e a renda das famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

“Esses sistemas já estão sendo instalados em comunidades agrícolas e em outros espaços também, espaços públicos, para que nós assim o façamos, ou seja, a diminuição desse desperdício. Só não pode ser uma água para consumo, mas pode ser utilizada para a agricultura e para outros fins”, complementou Veneziano.

O Senador paraibano disse ser necessário que “os poderes públicos, que outras instituições possam observar, estimular e incentivar (a difusão dessa tecnologia) através de meios que sejam financeiros e orçamentários” e lembrou já ter direcionado recursos, através de suas emendas parlamentares, para este fim. “Nós tivemos até a oportunidade de fazê-lo no ano passado. É apenas um adendo. Muito há de produção em nossas instituições que falam a respeito”, destacou Veneziano.

Uma das instituições beneficiadas com a implantação da Tecnologia SARA, através de recursos direcionados por Veneziano, é o Lar da Sagrada Face, localizado na Fazenda do Sol, em Campina Grande, visitada pelo Senador no final de semana passado.

Veja o vídeo com a fala de Veneziano acessando o link: https://youtu.be/LKhA31u-V7E

Assessoria de Imprensa
Senador Veneziano Vital do Rêgo – MDB/PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui