Nupemec-TJPB deve retomar atividades do Cejusc de Cabedelo em julho

O coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador José Ricardo Porto, anunciou a reabertura do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cabedelo. A unidade tinha parado suas atividades devido à reforma do Fórm local e a construção do Anexo daquela unidade judiciária. A proposta de funcionamento, que será apresentada ao presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, é de que a retomada dos trabalhos aconteça em julho.

Com um espaço mais adequado, o Centro terá mais condições de desenvolver audiências de conciliação e questões de menor complexidade que envolvam a Fazenda Pública, ações cíveis e criminais de tramitação nos juizados especiais.

Desembargador José Ricardo Porto
Desembargador José Ricardo Porto

“Vamos levar a proposta de retorno das atividades do Cejusc de Cabedelo ao presidente do Tribunal, desembargador João Benedito da Silva. Sabemos que o presidente é um magistrado que sempre apoiou a política da conciliação e da paz. Penso que esse processo de retomada deve acontecer de forma natural e tranquila”, comentou Ricardo Porto.

Ele acrescentou que a  principal finalidade dos Cejuscs é fornecer à população um serviço de conciliação e mediação de qualidade, por meio de profissionais capacitados, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça, ou seja, no estágio pré-processual.

Juíza Giovanna Lisboa
Juíza Giovanna Lisboa

Segundo a juíza-diretora do Fórum de Cabedelo e coordenadora do Cejusc, Giovanna Lisboa, o Centro foi instalado há oito anos, em convênio com a Faculdade Uniesp. “Estamos muito otimistas com o retorno dos trabalhos, sempre com o apoio da Presidência do Tribunal. Inclusive, temos pauta de audiências já agendada”, adiantou a magistrada, que também é titular da 3ª Vara Mista de Cabedelo. Ela informou, ainda, que a equipe de conciliadores do Cejusc de Cabedelo está sendo capacitada pela professora da Uniesp Josemary Marcionila Freire Rodrigues Rocha.

Por Fernando Patriota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui