Seap participará da Imagineland com telescópios feitos por reeducandos do projeto Esperança no Espaço

Nos dias 29 e 30 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB) participará, pela primeira vez, da Imagineland, convidado pelo projeto Bingo para participar do evento junto em seu stand. A Seap vai expor 4 telescópios construídos por reeducandos da cadeia de Esperança através do projeto de Ressocialização Esperança no Espaço, um com abertura de 203mm e três de 114mm. O evento é realizado pela Non Stop, Ei! Nerd, Eleven Dragons, Grupo Spola e Fpass. As inscrições custam a partir de R$90 e podem ser adquiridas através do site https://imagineland.com.br/.

 

A produção dos telescópios foi idealizada e é conduzida pelo diretor da Cadeia de Esperança, o policial penal Lindemberg Lima, a partir de junho de 2022. Um dos equipamentos mede 203 mm de diâmetro com distância focal de 1.600 mm. São telescópios de alta qualidade até superior a diversos modelos do mercado. “Nas áreas rurais, onde há menos poluição luminosa, com o nosso telescópio podemos ver objetos distantes até 30 milhões de anos luz da terra, dá para ver quase todos os planetas do sistema solar, galáxias, aglomerados globulares, aglomerados abertos, nebulosas, tudo depende da condição luminosa do céu”, revela Lindemberg.

 

Os telescópios têm uma capacidade acima da média dos que são vendidos no mercado. Eles têm o aumento útil de uma imagem de 228 vezes mas já foi testado até 370 vezes e se conseguiu imagens satisfatórias. Os materiais para a confecção dos telescópios são sobra de madeira das indústrias de móveis, tubo de PVC de 150 mm, cape de esgoto, cabo de vassoura, raio de bicicleta, cano de PVC normal, além da compra do laser, os espelhos e as lentes oculares. Há planos de futuramente os espelhos serem fabricados na própria unidade prisional de Esperança.

 

O projeto de reinserção sociai “Esperança no espaço” consiste no desenvolvimento da educação para astronomia. Os equipamentos são disponibilizados para alunos de escolas públicas da Paraíba. Também integra o estande da Seap na EXPOTEC, banners do programa de Ressocialização. Os visitantes assistirão vídeos mostrando os projetos de ressocialização através de mídia institucional.

 

Os telescópios feitos no Projeto Esperança no Espaço já foram expostos em dois salões do artesanato paraibano (João Pessoa e Campina Grande); Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; EXPOTEC; e Expo Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui