Castramóvel” da Prefeitura de João Pessoa está no UNIESP realizando atendimentos e cirurgias

A parceria entre o curso de Medicina Veterinária do Uniesp e Coordenação de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa tem avançado em favor dos animais, realizando cirurgias de castração de cães e gatos em situação de rua. A nova etapa dessa iniciativa está acontecendo desde o dia 4 deste mês e segue até outubro, beneficiando, principalmente, os animais abandonados nas imediações do Uniesp. A diretoria de Bem-Estar animal foi criada na gestão do prefeito Cícero Lucena.

O trabalho está sendo realizado pela Coordenação de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que tem à frente Ítalo Oliveira, com castração e orientação do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Cada animal que passa pela cirurgia recebe uma identificação na orelha, facilitando o controle pelas autoridades sanitárias.
O castramóvel está instalado no campus do Uniesp num trailer que tem o seu interior adaptado para realização de cirurgias de esterilização (castração), e possui quatro ambientes internos, com sala de pré-operatório, sala de paramentação, centro cirúrgico e sala de pós-operatório.
Para a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Paula Fernanda, a parceria é importante, uma conquista que já soma realizações. “Sim, reconhecemos e valorizamos essa parceria com a Prefeitura de João Pessoa desde o início do curso, pois é uma oportunidade de campo de estágio para os alunos”.
De acordo Ítalo, a Secretaria de Meio Ambiente tem esse termo de cooperação técnica com o Centro Universitário UNIESP, através do curso de Medicina Veterinária, com finalidade de desenvolver projetos e ações voltadas ao bem-estar animal.
“Sim, muito boa nossa parceria com o UNIESP. A equipe do castramóvel é composta por um médico veterinário cirurgião, um médico veterinário anestesista e um auxiliar de veterinário”, comentou.

Cuidados – No castramovel todos os animais são anestesiados com a anestesia inalatória, que é a mais segura disponível hoje no mercado, além de ter seus parâmetros vitais (cardíacos e respiratórios) monitorados durante toda a cirurgia, trazendo mais segurança para os animais.

Oliveira lembra que no castramovel tem dois projetos: o primeiro é a castração de animais que tem tutores e o segundo projeto é a castração de animais errantes ( a parceria com a UNIESP é com o foco principal na castração de animais errantes, garantindo o controle ético populacional de colônias de animais espalhadas por toda cidade de João Pessoa, a exemplo dos mercados públicos.

Kubitschek Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui