Poesias escritas a mão e com crítica social integram o livro ‘Poemas Completos’ que será lançado em JP

Tabatinga, Cabo Branco, Jacumã, Tambaú, Carapibus. Cenários de praias que ambientaram muitas das inspirações para poesias do livro “Poemas Completos” que será lançado na próxima semana, dia 22 de setembro, em João Pessoa. A obra é de autoria do escritor, advogado, biólogo e professor Boisbaudran Imperiano.

O lançamento de ‘Poemas Completos’ será a partir das 18h30 na Livraria do Luiz, no Mag Shopping. Esse será o 15º livro na carreira de escritor de Boisbaudran, que se notabilizou pela escrita técnicas de obras nas áreas de meio ambiente e de direito ambiental.

“Essa é a minha estreia no universo da poesia, tomando coragem de compartilhar uma produção literária que eu venho fazendo desde os anos 70”, revela. Segundo o autor, os 61 poemas contidos nas 170 páginas do livro foram escritos a mão num caderno, onde ele cataloga a data e o local. “Escolhi uma parte deles, referentes aos anos 70, 80 e 2000”.

*Poesia crítica*

Boisbaudran Imperiano descreve a sua poesia como um reflexo de seu lado mais humano e intimista, uma forma de expressar sentimentos. “Há poemas que retratam sentimentos, romantismo, mas também críticas, acidez, regionalismo e protesto”.

Em 1983, na Carapibus-PB, escreveu ‘Implosão (Apocalipse III) que exorta a beleza do solo sagrado e não destruição do mesmo por meio da falta de razão do homem.

No poema ‘Capital das Acácias (Pará yba)’, o último escrito por ele em agosto desse ano, Boisbaudran Imperiano homenageia a cidade em que vive desde os anos 70, numa referência aos 438 anos de João Pessoa. “Pará yba, que me encantou e seduziu. Pará yba, que escolhi para viver e morar”, diz ele num dos trechos da poesia ilustrada pela tela do artista plástico Antônio Cláudio Ximenes Massa, intitulada João Pessoa em vermelho e Preto.

Poemas Completos foi editado pela Sal da Terra, possui ilustrações de fotos de pinturas óleo sobre tela também de Lenice Campelo. O prefácio é de Ricardo Bezerra e a apresentação de Everaldo Dantas Nóbrega, ambos membros das Academias Paraibanas de Letras Jurídicas e de Poesia.

Boisbaudran Imperiano é Pernambucano de Caruaru, tem 60. Hoje, divide o tempo na atuação profissional como professor e advogado tanto em João Pessoa, quanto em Natal-RN. Ele é também Acadêmico da Academia Paraibana de Letras Jurídicas – APLJ. É autor ainda das seguintes obras:

❖ “Questão Ambiental na Paraíba – O Que Todo Empresário Precisa Saber” (1998);
❖ “Analista Ambiental – Conhecimentos Específicos” (2002);
❖ “Proteção ao Meio Ambiente na Paraíba: Coletânea da Legislação Ambiental” (1ª Edição
2001; 2ª Edição 2004);
❖ “Coletânea de Legislação do Meio Ambiente do Estado de Alagoas” (2005);
❖ “Direito e Gestão Ambiental: O que as Empresas Devem Saber” (1ª Edição 2007);
❖ “Direito e Gestão Ambiental: O que as Empresas Devem Saber” (2ª Edição Revista e
Ampliada, 2011)
❖ “Direito, Auditoria e Instrumentos de Gestão Ambiental” (2012);
❖ “Direito Ambiental: Concursos e Exames” (2013);
❖ “Sustentabilidade Ambiental” (2014);
❖ “Direito, Auditoria e Perícia Ambiental” (2015 e 2016);
❖ “Direito do Meio Ambiente Consolidado” (2017);
❖ “Direito & Meio Ambiente: Danos, Impactos e Valoração” (2018);
❖ “Recursos Trabalhistas: Sinopse Jurídica” (2019);
❖ “Meio Ambiente & Direito Ambiental em Debate (2021)”;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui