Nupemec atualiza dados e revela que estão agendadas 841 audiências para a SNC-2023

Na manhã desta terça-feira (17), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba fez uma atualização referente ao número de audiências agendadas para a XVIII Semana Nacional da Conciliação (SNC), que será realizada entre os dias 6 a 10 de novembro. Durante esse período, estão pautadas 841 audiências, em 40 unidades judiciárias do TJPB, em destaque para processos extrajudiciais – ações que ainda não foram formalizadas perante o Judiciário.

Esta é uma inovação para a edição da SNC, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio de todos os tribunais do País. As duas unidades judiciárias que conseguiram marcar mais audiências foram o Juizado Especial Mista da Comarca de Cajazeiras, com 380 audiências; e a Vara Única da Comarca de Pocinho, com 170 audiências para a SNC. Conforme o juiz titular do Juizado de Cajazeiras e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca, Hermeson Alves Nogueira, na Semana Nacional da Conciliação haverá oito conciliadores trabalhando, em seis salas simultâneas, no formato híbrido – presencial e telepresencial.

“A Semana da Conciliação representa um marco para o Judiciário, notadamente quando contamos com dedicação e competência de juízes(as) e servidores(as), no sentido de propiciar aos jurisdicionados e jurisdicionadas solução para os litígios de forma célere e eficiente”, comentou o coordenador-geral do Nupemec-TJPB, desembargador José Ricardo Porto.
A SNC acontece por meio do esforço concentrado de todos os Tribunais de Justiça do país, a fim de promover a resolução consensual dos conflitos e, por conseguinte, concretizar a pacificação social. Conforme o calendário do evento, as unidades judiciárias tiveram até o dia 15 de outubro para enviar ao Nupemec a pauta com as audiências de conciliação.

Para um dos coordenadores adjuntos do Nupemec, juiz Jailson Shizue Suassuna, a adesão à Semana Nacional da Conciliação 2023 está superando as expectativas. Segundo pontuou, as unidades estão se empenhando bastante para formar a pauta de audiências. São diretores adjuntos do Nupemec e estão envolvidos na organização da SNC os juízes Euler Paulo de Moura Jansen e Giovanni Magalhães Porto.

“Nossa estimativa é que possamos, durante a Semana, atingir o maior número de acordos possíveis, já que estamos próximos de bater a Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça e de aumentar o nosso índice de conciliação, em relação ao ano de 2022. Essa Semana vai ser decisiva para que o Tribunal conquiste a meta”, realçou Jailson Shizue, que também coordena o cumprimento da Meta 3, no âmbito do Tribunal de Justiça. A referida Meta diz respeito a aumentar o indicador Índice de Conciliação da Justiça em Números em um ponto percentual, em relação ao ano passado.

Por Fernando Patriota

Tribunal de Justiça da Paraíba

Gerência de Comunicação Institucional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui