Unimed de João Pessoa, com mais de 200 mil vidas atendidas na Paraíba, tem apenas dois mil processos na Justiça

Convidado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba para ser um dos debatedores da II Jornada de Saúde da Paraíba, o advogado Hermano Gadelha de Sá (direita na foto), durante sua exposição na palestra ‘Desafios da Judicialização da Saúde’, do desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Batista Barbosa (centro), revelou alguns números atuais da saúde suplementar no Estado, mais precisamente das estatísticas sobre a Unimed – João Pessoa. Em sua fala, o advogado e especialista em saúde suplementar disse que “diante da magnitude das 216 mil vidas de beneficiários que a Unimed atende na Paraíba, a empresa tem apenas dois mil processos”, ressaltou o sócio do Escritório Coriolano – Advogados.

A respeito de sua participação na Jornada, Hermano disse se sentir “muito honrado em participar deste tão importante evento, com convidados que integram o Poder Judiciário e debater sobre um tema caro para todos os atores. Eu que atuo junto a saúde suplementar aprendi muito e contribui com soluções”, comentou. A mesa da qual o advogado participou foi presidida pelo procurador do Estado, Gustavo Nunes Mesquita, que está à esquerda na foto.

Hermano Gadelha disse, ainda, que só em João Pessoa, são 166 mil beneficiários da Unimed, o que significa um quarto (¼) da população do maior Município do Estado. “De acordo com nossos levantamentos atualizados, até este mês de novembro de 2023, a Unimed foi acionada em 418 processos, enquanto 246 foram arquivados. Muito mais da metade”, detalhou o advogado. Esses processos envolvem atendimento em rede particular; ações de reajuste por faixa etária; medicamentos de uso domiciliar; e autismo.

Com o propósito de propiciar um debate entre diversos operadores do Direito, em matéria de saúde, tanto pública quanto suplementar, o Comitê Estadual de Saúde, do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizou a II Jornada de Saúde da Paraíba, entre os dias 9 e 10 deste mês. O evento teve o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba e foi realizado no Auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), com palestrantes de renome nacional.

A palestra de Hermano Gadelha foi proferida no primeiro dia da II Jornada de Saúde. Na oportunidade, o advogado ainda mostrou o braço social da Unimed – João Pessoal, por meio de cinco projetos. Um deles é a A Pós-Graduação em ESG e Sustentabilidade da Faculdade Unimed. O curso prepara profissionais para o desenvolvimento e implementação de práticas empresariais mais responsáveis e sustentáveis, abordando os pilares da governança, meio ambiente e impacto social na formação de gestores e líderes para tornálos-os aptos a construírem um futuro mais consciente e equilibrado para as cooperativas de saúde, principalmente do Sistema Unimed.

Também são desenvolvidos os projetos sociais Coral de Jovens da Comunidade San Rafael; Jovem Aprendiz; Mãos que Apoiam; e Fatura Digital. “Toda a receita bruta da Unimed é distribuída e permanece no Estado da Paraíba, ao contrário das empresas mercantis, fomentadas por capital externo”, destacou Hermano Gadelha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui