Saneamento na Paraíba: Abes PB faz um balanço positivo de 2023 e dá continuidade às ações em 2024

Universalizar e contribuir para disseminar o conhecimento sobre os quatro pilares do saneamento básico 

A Seção Paraíba da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, fundada em maio de 1975, tem atuado de maneira propositiva no Estado, contribuindo para disseminar o conhecimento sobre os quatro pilares do saneamento básico, que são abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana.

Para o ano de 2024 a diretoria da Abes PB planeja dar continuidade aos eventos, com a realização de cursos presenciais e online, palestras, realização do II Sanear Paraíba, dar continuidade às ações de comunicação com a sociedade civil, com presença nas redes sociais, bem como dar início às ações para a realização do 34º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será em João Pessoa, em 2027.

BALANÇO DE 2023 – O ano de 2023 foi extremamente positivo para a Abes PB. A Seção Paraíba é a primeira seção do Norte e Nordeste em associados e a quinta seção do Brasil. Nos últimos dois anos o número de sócios aumentou em 442 por cento. A realização da primeira edição do Sanear Paraíba, em outubro de 2023, que teve como tema “Desafios para a Universalização e Sustentabilidade”, foi um sucesso do ponto de vista de participação, com mais de 500 inscritos presenciais e 650 participantes online, obtendo mais de 1.500 visualizações nos dois dias do evento.

O I Encontro de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Uniesp, o I Encontro de Engenharias da Universidade Federal da Paraíba e o I Encontro de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação contribuíram para aproximar a Abes dos futuros profissionais da Engenharia, fortalecendo o programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), um dos pilares da Abes, que tem o objetivo de despertar habilidades e liderenças entre os jovens de até 35 anos, que atuam ou têm interesse na área do saneamento ambiental.

A divulgação dos resultados do estudo sobre o Ranking do Saneamento Básico do Nordeste trouxe dados e elementos para que a sociedade, em especial a imprensa, pudesse discutir e debater a situação dos nove estados da região, com indicadores dos quatro pilares do saneamento.

Para o presidente da Abes PB, engenheiro José Dantas de Lima, as perspectivas para 2024 são extremamente positivas. “Vamos seguir, dando continuidade às ações já previstas, com participação nos órgãos e conselhos, fortalecendo os canais de comunicação entre Abes e sociedade civil, instituições de educação, entre outros. E com foco alinhado em 2027, para realização do 34º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que temos certeza, será um marco para a região “, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui