Mais de 200 pessoas concluem cursos profissionalizantes no projeto Construindo Projetos de Vida

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em convênio com o Centro Integrado das Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), realizou, na noite dessa quinta-feira (7), a solenidade de entrega de certificados aos mais de 200 concluintes dos cursos profissionalizantes de: Computação, Cuidador de Idosos, Cabeleireiro, Barbeiro, Alongamento de Unhas, e Embelezamento (Maquiagem) – após dois meses de aulas teóricas e práticas, com carga horária de 30h. O evento aconteceu no Cicovi, no bairro do Valentina Figueredo II, em João Pessoa.

Os cursos fazem parte do projeto “Construindo Projetos de Vida”, que tem como objetivo a capacitação profissional dos alunos, entre 16 e 55 anos, para o empreendedorismo e a busca de oportunidades no mercado de trabalho, desenvolvendo conhecimentos técnicos, manuseio das ferramentas, e aprimorando as competências pessoais necessárias para o exercício profissional, como relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Na ocasião, a gestora de Convênios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Pamela Queiroga, representou a secretária Pollyanna Dutra, e destacou a importância do Governo do Estado em estar levando mais cidadania e garantindo autonomia para esse público. “Estou feliz em participar desse momento, ver que estamos contribuindo em entregar para o mercado de trabalho 200 profissionais capacitados a exercer a função que eles bem escolherem. Ressaltar também a parceria do Governo da Paraíba com organizações não governamentais que são capazes de chegar onde o braço do governo às vezes não consegue chegar”, disse a gestora.

Patrícia Gomes da Silva, concluinte do curso de maquiagem, moradora do bairro do Valentina, empreendedora na área de turismo, falou que resolveu fazer o curso para aprimorar a técnica de maquiagem, de embelezamento, além de ter uma segunda profissão. “O curso me abriu novos horizontes, novas perspectivas no sentido de me valorizar mais, fazer aquela maquiagem e sentir vontade de sair. O curso me trouxe essa inovação, a perspectiva de uma segunda profissão, essa coisa de você se olhar, você se ver mulher, estou muito realizada” enfatizou.

Já Ana Caroline de Araújo, de 30 anos, cabeleireira, finalizou o curso técnico de Cabeleireira. “Já trabalho na área e quis me aprofundar mais. Saí da área de enfermagem há 4 anos, e entrei no universo do embelezamento, me apaixonei. O curso me trouxe muito entendimento, foram dois meses que me trouxe bastante aprendizado. O secador pra mim era um inimigo, aprendi a escovar o cabelo, a cortar o cabelo liso, porque só trabalhava com cabelos cacheados. Para mim foi um aprendizado que aprimorou e agregou mais serviços lá no estúdio. Sou gratidão pela oportunidade”, ressaltou.

Por sua vez, a presidenta Dalva Costa, do Centro Integrado das Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi), enfatizou que é um sentimento de gratidão realizar esse trabalho gerando novas oportunidades. “É um combustível diário para mim poder estar ajudando esses jovens e adultos, mas em especial os jovens que estão em busca do primeiro emprego, da primeira oportunidade. E sabemos que hoje o mercado de trabalho é muito concorrido. E nós ofertamos de forma gratuita para a comunidade”, finalizou Dalva.

A professora Dalvanira Pereira manifestou sua felicidade, que sempre sente quando finaliza cada turma. “A gente sabe que são pessoas vulneráveis que às vezes não têm condições de pagar um curso, uma faculdade, e aí esse curso técnico vai abrir portas para outra realidade. Fico feliz em partilhar com respeito e fidelidade de tudo que eu aprendi. Então, quando encerra uma turma, eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo porque eu tenho o dever cumprido, com certeza de que vou colocar para o mercado de trabalho pessoas realmente preparadas”, observou a professora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui