Arribaçã publica livro de Rubens Jardim sobre Jorge de Lima, poeta alagoano autor de “Invenção de Orfeu”

Está em pré-venda na Loja Integrada da Arribaçã o livro “Jorge de Lima: o caso mais apaixonante da poesia brasileira”, de Rubens Jardim. A obra reúne parte da obra poética e traços da biografia de Jorge de Lima.

“Escolhi a melhor pessoa para falar do poeta: o próprio poeta, num trabalho de montagem de textos, espécie de introdução à vida e obra de um dos mais importantes poetas da literatura brasileira”, definiu Rubens Jardim, que organizou, também, “As mulheres poetas na literatura brasileira”, livro campeão de vendas há três anos na Arribaçã.

Garanta já o seu exemplar dessa obra sobre o grande poeta alagoano, autor de “Invenção de Orfeu”. Basta clicar no link: https://arribaca-editora.lojaintegrada.com.br/jorge-de-lima-o-caso-mais-apaixonante-da-poesia-brasileira

SOBRE JORGE DE LIMA:

Jorge de Lima nasceu em União dos Palmares, em 23 de abril de 1893, e faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1953. Foi um poeta, romancista, pintor, político, médico, biógrafo, ensaísta e tradutor brasileiro. Nascido em Alagoas, mudou-se ao Rio de Janeiro em 1930, fazendo de seu consultório ponto de encontro entre artistas e intelectuais da época. Mesmo sendo considerado um grande nome do modernismo brasileiro, sua obra percorre vários movimentos e características. Foi escolhido para receber o Prêmio Nobel de Literatura de 1958, mas faleceu em 1953.

Com grande destaque na poesia, sua obra máxima, a Invenção de Orfeu, é marcada pela diversidade de formas, referências e extensão. Publicada em 1952, procura uma nova forma de poesia em uma ilha utópica, onde propõe a superação do individualismo e hostilidade, abrindo espaço a uma nova ordem: mais solidária e sensível. Nesse seu último livro, o exercício poético se volta para o oceano íntimo, em busca da ilha essencial e inacessível aos poderes que governam o seu tempo e o seu mundo.

SOBRE RUBENS JARDIM

Natural de São Paulo, Rubens Jardim é poeta com diversos livros publicados. Também organiza eventos e saraus poéticos. Fez parte do Catequese Poética, movimento iniciado por Lindolf Bell em 1964 com o objetivo de tirar a poesia das gavetas, tornando-a mais acessível através de apresentações, declamações, conferências e debates nas ruas e em universidades.

Durante vários anos, Rubens Jardim fez um mapeamento quase completo dos nomes femininos que produzem ou produziram poesia no Brasil. São mais de 300 nomes coletados, entre autoras que já estão em domínio público, outras que já morreram e autoras contemporâneas que continuam produzindo, lançando livros, participando de eventos em todo o Brasil e no exterior, algumas delas, inclusive, já nascidas no século XXI. É a maior antologia do gênero publicada no Brasil até hoje. Rubens publicou a antologia em três volumes, de forma virtual, e a Arribaçã decidiu lançar a coletânea impressa em volume único com mais de 350 páginas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui