Hospital Metropolitano realiza primeira prova prática de Residência Médica em Terapia Intensiva da Paraíba

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou nessa quinta-feira (21) a primeira prova prática dentro de um programa de Residência Médica em Terapia Intensiva na Paraíba. A prova aconteceu no Laboratório de Simulação Realística da unidade, e contou com a presença de quatro residentes que atuam na unidade hospitalar.

Segundo o enfermeiro emergencista Walber Frazão, que coordena o Laboratório de Simulação Realística do Hospital Metropolitano, o objetivo da prova prática é proporcionar aos médicos residentes um melhor preparo, a partir de simulações de procedimentos de terapia intensiva com manequins, para atender pacientes reais com mais segurança e menos chances de cometer erros.

“Este é um fato histórico na Paraíba, pois é a primeira vez que uma prova prática de residência de Terapia Intensiva acontece no estado. Nós, enquanto unidade hospitalar, oferecemos os subsídios físicos – a estrutura do laboratório e os manequins — e a logística para que a partir de agora os residentes que atuam em terapia intensiva possam realizar provas práticas em nossa unidade”, explicou Walber.

Os programas de residência médica são feitos pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB). No Hospital Metropolitano, existem residentes da área médica e da área multiprofissional. Na área médica, atuam residentes das áreas de cardiologia, neurologia e terapia intensiva, sendo que, nesta última, existem atualmente seis residentes, sendo dois de cada turma.

Os residentes das turmas R3 e R2, quatro no total, participaram da prova, que foi acompanhada por Walber Frazão e pelos preceptores das turmas. Foram aplicadas simulações de ressuscitação cardiopulmonar, inserção de cateter arterial periférico, monitorização invasiva, manejo da ventilação mecânica invasiva, e ultrassonografia point-of-care (à beira do leito).

Sobre o Laboratório de Simulação Realística – Inaugurado em 21 de julho de 2022, o Laboratório de Simulação Realística do Hospital Metropolitano tem o objetivo de treinar para melhor eficiência no atendimento aos pacientes. O laboratório dispõe de uma ampla sala com leitos, monitores, equipamentos e acessórios médicos e hospitalares, além de manequins responsivos para estudo das variadas técnicas e procedimentos de atendimento à saúde.

O espaço é dedicado não apenas aos funcionários do Hospital Metropolitano, mas a todos os funcionários da Fundação PB Saúde, atuando com atividades de capacitação profissional para o melhor atendimento aos pacientes. Todos os cursos realizados no Laboratório visam a padronização de procedimentos e utilização de protocolos e consensos internacionais. A meta é atualizar os profissionais de modo a uniformizar a linguagem entre as pessoas que atuam em áreas diferentes, buscando a cooperação por interdisciplinaridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui