Março Amarelo: no mês de atenção à endometriose, Maternidade Frei Damião inicia oferta de cirurgias para tratar a doença

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do estado, em João Pessoa, iniciou nessa sexta-feira (22) a oferta de cirurgias de endometriose. Na ocasião, foram realizados três procedimentos por videolaparoscopia para tratar focos de endometriose nos ovários e na cavidade abdominal. Os procedimentos serão oferecidos semanalmente e as vagas são direcionadas a pacientes que estão na fila de espera da regulação, após atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De acordo com a diretora técnica da Maternidade, Bianca Nóbrega, a endometriose é uma doença ginecológica em que o tecido interno do útero cresce para fora do órgão e se espalha, podendo atingir trompas, ovários e outros órgãos da cavidade abdominal, como bexiga e intestino. “Além de causar muitas dores e incapacitar a vida normal da paciente, a endometriose pode obstruir as vias que ligam os rins à bexiga e até levar à infertilidade”. A médica explica que o diagnóstico pode ser demorado, pois os sintomas são similares a outras enfermidades.

“As mulheres são ensinadas que é preciso conviver com a cólica menstrual, mas nenhuma dor em excesso é normal para o ser humano. Também é preciso estar atenta às mudanças no ciclo menstrual, sejam elas ligadas ao excesso ou interrupção do fluxo. Alguns exames de imagem podem ajudar no diagnóstico, mas há casos em que os focos de endometriose só aparecem durante a cirurgia”, explica.

Francieuda Kailane, de 22 anos, residente em Itaporanga, foi a primeira das três pacientes que realizaram a cirurgia de endometriose nessa sexta (22) na Maternidade Frei Damião. Ela conta que descobriu a doença há dois anos. “Quando casei, meu esposo começou a observar meu comportamento e foi ele que percebeu que as fortes cólicas que eu sentia não eram normais, pois eram sempre acompanhadas de vômito, enjoo e até desmaios. Procurei ajuda médica e descobrimos a endometriose e logo veio o medo de não poder engravidar, que é um sonho que planejo realizar. Foi importante descobrir a endometriose porque as pessoas não falam muito disso e julgam que nossa dor é apenas drama. Me senti muito acolhida com o meu diagnóstico, mas apesar de tentar vários tratamentos, nada tinha resultado.  Agora estou aqui feliz e pronta para fazer a cirurgia”, ressaltou.

A Maternidade Frei Damião realizará as cirurgias de videolaparoscopia para tratamento de endometriose semanalmente, são até 12 vagas por mês. A princípio para as mulheres que já estão na fila aguardando procedimento. Após a inauguração do Hospital da Mulher, o serviço será ampliado e o acesso acontecerá por meio do atendimento no município, nas Unidades Básicas de Saúde, de onde as pacientes serão encaminhadas para atendimentos especializados, diagnóstico e tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui