Força feminina: Rádio Tabajara tem principais programas diários apresentados por mulheres

No mês alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Rádio Tabajara, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), destaca as mulheres apresentadoras dos seus principais programas diários.

O ‘Jornal Estadual’, que vai ao ar diariamente das 6h às 8h, é conduzido por Cláudia Carvalho e Milena Sousa. Ivyna Souto e Suely Gonçalves ficam à frente do ‘Fala Paraíba’, das 11h às 13h, todos os dias, e o ‘Tabajara Esportes’ é apresentado por Elisa Marinho, das 13h às 14h, de terça a sexta-feira.

Elisa Marinho foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na Paraíba e a participar de uma transmissão de futebol com uma equipe cem por cento feminina no estado, em dezembro de 2021. Jornalista formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ela é mestre em Jornalismo pela UFPB, trabalha com radio há mais de dez anos e com jornalismo esportivo desde 2022. “É uma alegria e uma grande responsabilidade assumir uma bancada diária, ainda mais de um programa esportivo, onde você precisa se provar constantemente e não tem margem para erro. O público do esporte, em especial do futebol, não perdoa erros de mulheres. Mas, ao mesmo tempo, é um espaço onde me sinto confortável, pois amo esportes e ter a oportunidade de falar disso todos os dias é extremamente gratificante”, conta Elisa.

Cláudia Carvalho também é pioneira, só que no webjornalismo paraibano, é a primeira editora de um site de notícias no estado. É radialista e jornalista, tem mestrado em Jornalismo Profissional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e já atuou em diversos veículos de comunicação da Paraíba. Foi âncora da Jovem Pan AM e depois da Jovem Pan FM na capital paraibana, mesma função exercida até o ano passado na Band News FM de João Pessoa. A trajetória de Cláudia inclui ainda a experiência como repórter do hoje extinto jornal O Norte, passagens pela assessoria de imprensa de alguns políticos e a editoria do site Parlamento PB.

Na parceria com Cláudia está Milena Sousa, jornalista graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresentadora e produtora de rádio há oito anos. Iniciou a carreira jornalística na TV, como produtora de uma afiliada da rede Globo, e ao longo desse período ancorou programas de rádio nas principais emissoras de Campina Grande. Millena também é assessora na área médica e, em 2022, foi eleita por voto popular na internet “Melhor jornalista de Campina Grande” no prêmio Melhores do Ano.

Além de apresentar e editar o ‘Fala Paraíba’, Ivyna Souto é gerente Operacional de Edição da emissora. Formou-se em Rádio e TV (UFPB) e Publicidade e Propaganda (Asper). Trabalha na Rádio Tabajara desde janeiro de 2015, onde passou por várias funções. Anteriormente, passou por alguns sites de notícias e também pelas rádios FM e AM de João Pessoa.

Suely Gonçalves divide a bancada com Ivyna e atua no rádio há 13 anos, é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Radialismo e Jornalismo, pós-graduada em Assessoria de Comunicação, pesquisadora, além de mestre de cerimônia em instituições e eventos e locutora e produtora da rádio BandNews.

Para Suely, é longa a história de luta das mulheres para conseguir conquistar espaço, e “ver mulheres à frente de bancadas, como temos hoje na Tabajara, é uma prova de conquistas e de avanços que a gente vem conseguindo ao longo das nossas lutas. Há muito que ser feito ainda, mas a gente já começa a ver sinais de mudanças e espero que sejam definitivas e positivas para que amanhã a gente possa ainda ter mais mulheres ocupando cargos de grande relevância e de grande importância, porque temos sim capacidade de estar à frente”, afirma.

Mulheres na liderança – A configuração dos programas com mulheres na liderança não é novidade. Até o início deste ano, o ‘Jornal Estadual’ era apresentado por Josi Simão e Beth Menezes, que atualmente assumem na Rádio Tabajara as funções de gerente de Produção e locutora/apresentadora, respectivamente. Josi ocupou a bancada de agosto de 2022 até janeiro de 2024, uma entre as funções que já desempenhou nos seus 10 anos de casa, e Beth Menezes apresentou o Jornal de 2020 até 2024, além de comandar o ‘Memória Viva’, quadro para o YouTube da emissora que entrevista e apresenta o perfil de grandes personagens da história da Rádio.

Outro destaque é Cintia Peromnia, que integrou a bancada do programa ‘Tabajara em Revista’ nos últimos cinco anos, que vai ao ar diariamente das 14h às 15h, e do ‘Palco Tabajara’ por quatro anos, inclusive como produtora, programa que acontece por temporada e resgata o formato original dos programas de rádio com a presença do público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui