Hemocentro lança campanha de doação de sangue e realiza coletas itinerantes

Hemocentro da Paraíba, unidade da rede de saúde do Governo do Estado, iniciou, nessa segunda-feira, a campanha “Uma Nova Chance de Vida. Doe Sangue”, com o objetivo de mostrar que, com a doação voluntária, o doador dá uma nova chance de vida para quem recebe. A ação, que será realizada de forma simultânea em vários hemocentros do país, segue até o dia 1º de abril.

Durante a campanha, serão divulgadas peças digitais com situações que remetem a uma nova chance de vida.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explica que atualmente o estoque dos tipos sanguíneos negativos está baixo. “Nesta Semana Santa, reforçamos o convite para que a sociedade aproveite o tempo de reflexão e realize o gesto de solidariedade, principalmente os voluntários com tipos sanguíneos O- e B-”, destacou.

Para reforçar os estoques, as coletas itinerantes seguem pelos municípios paraibanos. Nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), a unidade móvel de coleta vai estar nos municípios do Sertão, respectivamente, em Pombal e São Bento.

“A coleta itinerante é um projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, que leva a unidade de coleta para próximo da população. As coletas itinerantes ajudam a aumentar a disponibilidade de sangue para transfusões, tratamento de doenças e emergências médicas”, reforçou a diretora-geral do Hemocentro.

“Convidamos a todos para participar deste ato de solidariedade, amor e empatia para com o próximo”, completou a diretora.

Os interessados em se candidatar à doação voluntária de sangue necessitam estar saudáveis, ter entre 16 e 69 anos de idade, além de peso igual ou superior a 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado do pai ou da mãe e a primeira doação deve ser realizada até os 60 anos.

Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o processo e devem evitar o consumo de alimentos gordurosos, bem como, ter dormido bem na noite anterior. No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.

Quanto aos impedimentos definitivos, os voluntários não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Em relação ao cadastro de doadores de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar saudável e não ter história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune.

Coleta itinerante em Pombal
Dia: 26/03 (terça-feira)
Local: Praça do Centenário
Hora: 7h às 16h

Coleta itinerante em São Bento
Dia: 27/03 (quarta-feira)
Local: Praça do Redeiro ao lado da Igreja Matriz São Sebastião
Hora: 7h às 15h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui