Na FCJA: Mulheres são homenageadas com show de Renata Arruda e exposição

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) homenageou, nessa terça-feira (26), as mulheres que atuam na instituição e as escritoras que fazem parte da história da literatura paraibana. No evento dedicado ao Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março), um dos destaques foi uma exposição no hall da FCJA com imagens e perfis resultantes do projeto Escritas nas Estrelas – Mulheres na Literatura da Paraíba, que homenageia 14 escritoras.

Também ocorreram palestras no Auditório Juarez da Gama Batista e apresentação artística, nos jardins da Fundação, com a cantora e compositora paraibana Renata Arruda.

O evento foi aberto pelo presidente da instituição, Fernando Moura. Em seguida, toda a programação foi comandada por mulheres. Com cerimonial da vice-presidente da FCJA, Fernanda Albuquerque, o evento teve prosseguimento com a psicóloga clínica Ana Coutinho, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisadora voluntária na Fundação e responsável pelo projeto Escritas nas Estrelas.

Ela explicou que o objetivo do projeto foi o de sistematizar, divulgar e dar visibilidade aos nomes de escritoras paraibanas do passado e da contemporaneidade, que se expressam em diversas formas de gêneros literários. Ela informou que o projeto prossegue contemplando outras literatas.

A gerente executiva do Museu Casa de José Américo, Janete Lins Rodriguez, expôs diversas conquistas para a mulher promovidas pelo Governo do Estado, por meio de convênio entre a FCJA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), a exemplo dos cursos de Rendas de Filet e de Rendas de Bilro, realizados na Fundação e que proporcionam independência financeira às artesãs, que, ao final de cada curso, recebem a sua carteira junto ao Programa do Artesanato Paraibano, para vender suas peças.

Janete apresentou ainda um painel virtual apresentando todas as 56 mulheres que trabalham na Fundação Casa de José Américo. Já em nome das escritoras homenageadas, discursou a poeta e escritora Maria Brasil. A exposição dos perfis e imagens das homenageadas permanece no hall da Fundação Casa de José Américo, aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 9h às 16h.

Na exposição, a homenageada-mor é Anna Alice de Almeida, esposa de José Américo de Almeida, que teve expressivo papel na vida do escritor, em diversos aspectos, num painel central, ladeando as 14 mulheres homenageadas.

As sete mulheres do passado retratadas são Analice Caldas (educadora, jornalista e escritora), Dôra Limeira (professora e escritora), Eudésia Vieira (professora, jornalista, poetisa e médica), Lylia Guedes (advogada, poetisa e educadora), Maria Ignez Mariz (pedagoga e escritora), Maria José Limeira (jornalista e escritora) e Olivina Olívia (professora, poetisa e escritora).

Já as mulheres contemporâneas da exposição são Ana Adelaide (professora, cronista e escritora), Ana Lia Almeida (professora e advogada), Maria Brasil (poeta e escritora), Neide Medeiros Santos (professora, crítica literária e escritora), Sandra Raquew Azevêdo (jornalista, professora, escritora e cronista), Maria Valéria Rezende (escritora) e Vitória Lima (professora, poeta e cronista).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui