Prefeitura de Campina renova compromisso com Asquaju e define datas dos festivais de quadrilhas juninas

Representantes da Prefeitura de Campina Grande se reuniram, na tarde desta terça-feira (9), com representantes das quadrilhas juninas para discutir assuntos que permeiam as preparações para O Maior São João do Mundo – edição especial de 160 anos da Rainha da Borborema. Na pauta, foi destaque a ajuda financeira às agremiações juninas, bem como as realizações dos festivais Estrelas do Agreste e Estrelas Campinense; e os festivais Etapa Agreste e Etapa Campinense.

O prefeito Bruno Cunha Lima, que esteve presente durante toda reunião, destacou que a gestão pública e os artistas têm o mesmo objetivo: o reconhecimento e valorização da Cultura e a promoção do crescimento de Campina Grande. Bruno enfatizou que a gestão não só acredita na manifestação cultural, como apoia e amplia esse apoio anualmente no intuito de garantir a permanência da tradição junina.

“Chegamos a um denominador comum em alguns aspectos, por exemplo, os locais e datas dos festivais, estrutura e, é claro, os aportes financeiros, que este ano são dois: um do município e outro relativo aos repasses de emendas parlamentares do senador Veneziano Vital do Rêgo”, esclareceu o chefe do executivo campinense, pontuando que com esses recursos as agremiações conseguirão dar sua contribuição ao Maior São João do Mundo como a cereja do bolo.

As falas do prefeito foram chanceladas pela presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), Maricélia Marques, que definiu o encontro como satisfatório e positivo no tocante aos preparativos para mais uma edição histórica do São João da Rainha da Borborema.

“O prefeito já aliviou nossos corações. Definindo nossas datas, os festivais se dividirão entre a Pirâmide do Parque do Povo e o novo espaço, no Açude Novo. Foi uma conversa muito boa e chegamos a um denominador comum”, completou a presidente.

A reunião contou ainda com a participação da secretária de Desenvolvimento de Campina Grande, Tâmela Fama, o procurador-geral do município, Aécio Melo, além da coordenadora artística e do diretor administrativo da Secretaria de Cultura, Lenna Lima e Hiury Fontes, respectivamente.

Festivais de Quadrilhas

Os festivais citados pelas representações vão ocorrer em seis datas, durante O Maior São João do Mundo.

O Festival Estrelas Agreste, marcado para o dia 6 de junho, e também o Estrelas Campinense, que ocorre no dia 7 de junho, serão realizados no Pátio de Eventos do Açude Novo. Nestes, são eleitos os melhores de diversas categorias, como “casal” e “rainha”.

A Pirâmide do Parque do Povo, por sua vez, volta a sediar o Festival Etapa Agreste, em 8 e 9 de junho, e o Festival Etapa Campinense, em 10 e 11 de junho. Neles ocorre a definição das melhores quadrilhas em suas categorias.

Codecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui