Prefeitura de Campina realiza 2ª Edição do Expoautismo, como parte da programação TEAcolho, promovida pela Saúde Mental

Ação celebrou diversas manifestações artísticas de crianças e adolescentes com espectro autista

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretária de Assistência Social (Semas), realizou a abertura da Segunda Edição do ExpoAutismo. O momento fez parte do “TEAcolho”,  campanha em alusão ao debate e  conscientização sobre o autismo, promovida pela Secretaria Executiva de Saúde Mental, no município.

O evento reuniu diversos serviços para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, além de celebrar as manifestações artísticas a partir do domínio de cada um. Foram realizadas apresentações musicais e de dança, capoeira, exposição de pinturas, entre outros.

A adolescente Caylle Gama (17) tem Transtorno  do Espectro Autista, e abriu a manhã com um clássico do cantor Chico Buarque. “Desde a infância eu sempre fui escanteada, sempre fui excluída das coisas, e ver um evento como esse que preza pela unidade e singularidade das pessoas com TEA, como eu, é muito importante. É muito especial para mim, e com certeza é especial para outras pessoas com autismo e para as suas famílias também”, disse a jovem.

Mércia Gomes (29) é mãe atípica, e falou sobre a importância de momentos como o desta quarta-feira, para o filho Jhonatas Miguel, de 10 anos, que é acompanhado pelo Centro Dia.

“Estou amando esse momento aqui, é muito incrível ver a iniciativa das crianças, como o meu filho que quis pintar e cantar. É o que ele gosta, e eu vejo como uma oportunidade única pra gente viver e abraçar. Tenho muito orgulho de ver meu filho tão feliz e dedicado no que gosta”, disse a mãe atípica.

“Hoje estamos aqui no Parque da Criança, nessa onda azul, em um momento da sociedade reunida com os autistas, que é tão importante. Quebrando paradigmas, quebrando barreiras e conscientizando as pessoas em um evento lindo”, comentou Edna Silva, Coordenadora da Pessoa com Deficiência.

Ações Intersetoriais

Além das apresentações e exposições artísticas do ExpoAutismo, ligado a coordenação PCD,  o “TEaAcolho” reuniu uma série de serviços e atendimentos, ligados à  diversas pastas da Prefeitura,  como BrinquedoTEA, TEAcnológica, Espaço Ciência e Tecnologia, Espaço Saúde, Mostra de Serviços, SensoriTEA, MotriTEA, Espaço Atenção Plena, Bem-estar, Autocuidado e Odontomóvel, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui