Cursos do Centro Universitário Uniesp são destaque nacional

Não é novidade que o Centro Universitário UNIESP, uma instituição com 26 anos em solo paraibano, seja uma referência pela qualidade do ensino superior da Paraíba. O destaque desta semana está nos índices de qualidade educacional no Brasil. Ao todo, foram um total de 30 cursos de graduação que representam aproximadamente 21% do conjunto de cursos paraibanos avaliados, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), utilizado para medir a qualidade dos cursos superiores, considera diversos aspectos, incluindo o desempenho dos estudantes, o valor agregado pelo curso, o corpo docente e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Essa análise está ligada ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022, no qual foram analisados cursos em áreas como administração, comunicação, finanças, direito, saúde e ciências sociais.

É importante ressaltar que as notas 5 no CPC são consideradas as melhores, indicando desempenho “muito alto”, enquanto as notas 4 são classificadas como “altas”. Na Paraíba, seis cursos de graduação alcançaram notas muito altas, destacando-se entre eles o curso de Ciências Contábeis, que obteve nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre os cursos, e todos são elevados, os de Ciências Contábeis e Gestão Financeiras são os destacados da vez, nas avaliações do Brasil. “Notícia maravilhosa, reflexo do empenho e dedicação dos nossos professores e aplicar em sala de aula o conhecimento acadêmico e profissional, com metodologias ativas e colocando a teoria na prática”, afirmou o professor Thiago Henriques, professor e coordenador

A nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), segundo Thiago Henriques, “é a fusão da conscientização do UNIESP Centro Universitário junto aos discentes dos cursos quanto a importância e relevância do ENADE desde o primeiro dia de sala de aula, através de planejamento estratégico, tendo como pilares, conscientização, motivação e capacitação. Onde o Docente em sala de aula é a ferramenta principal”, resume´.

Para o coordenador Thiago Henriques alunos comemoraram a notícia do curso que eles estudam ter obtido a Nota Máxima. “Sim em uma prova com alto grau de dificuldade, o que representa a qualidade da Instituição e dos alunos os futuros profissionais do mercado”.

De acordo com Thiago Henriques, o Curso de Contabilidade que colocou diversos profissionais no mercado, os ex-alunos do Uniesp também festejam os resultados e a importância dessa classificação. “Claro pois os alunos egressos são a comprovação no mercado de trabalho da qualidade dos seus estudos no UNIESP é um resultado desse, afinal, o sentimento de pertença e orgulho em ser mais UNIESP”.

Tanto o Curso de Gestão Financeira quanto o de Ciências Contábeis estão em pleno desempenho de suas atividades, tendo semestralmente alunos ingressantes e concluinte que se preparam para a próxima edição do ENADE.

Em todo Estado – Em todo estado, outros 24 cursos receberam notas altas, evidenciando a qualidade do ensino oferecido na Paraíba. Entre esses, destacam-se os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Financeira, ambos com nota 4, que tem da coordenação a professora Suelem Pinto.

Com esses resultados, o UNIESP sai frente mais uma vez e Paraíba se posiciona como o 5º estado do Nordeste com mais cursos bem avaliados. Em âmbito nacional, considerando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, a Paraíba ocupa a 17ª posição na lista de cursos com maior qualidade, o que ressalta a contribuição significativa do Centro Universitário UNIESP para o cenário educacional do estado e do país.

Kubitschek Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui