Rio Tinto cancela show de Xand Avião mas Sapé anuncia nome do cantor cearense e mais 29 atrações no São João

Ministério Público está recomendando a prefeituras que evitem gastos milionários com shows artísticos

Município de Rio Tinto informou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) na última sexta-feira, 12, que publicou o Decreto 4/2024, determinando o cancelamento do show de Xand Avião. O evento estava previsto para acontecer no dia 21 de maio, em comemoração à Festa da Padroeira da cidade e custaria R$ 400 mil ao erário. Por outro lado, no mesmo dia 12, o prefeito de Sapé achou pouco confirmar a contratação de Xand Avião, como ainda anunciou a programação junina com sete dias de festa com apresentações de 30 artistas, entre eles Zé Vaqueiro e as duplas Maiara e Maraísa.e Israel e Rodolpho.

Pelo que parece o prefeito de Sapé, Major Sidnei, filiado recentemente ao Republicanos,  não aprendeu a lição dada pela prefeita de Rito Tinto, Magna Celi Fernandes, que acatou a recomendação expedida pelo promotor de Justiça de Rio Tinto, José Raldeck de Oliveira, que questionou o interesse público da contratação e advertiu a gestora quanto aos prejuízos aos cofres municipais e à prática de ilícito eleitoral.

A decisão da prefeita do Litoral Norte foi uma resposta também à representação que o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano Franca Filho, fez ao TCE-PB se valendo dos argumentos usados pelo promotor de Justiça de Rio Tinto, quanto ao fato de a contratação se dar em detrimento de ações e políticas públicas em áreas prioritárias, como saúde e educação, por exemplo, e reforçou a recomendação do MP estadual, requerendo a concessão de medida cautelar, determinando à gestora que se abstivesse de repassar quaisquer valores vinculados ao contrato 49/2024 para a realização do show do artista, sob pena  de imputação de débito por ilegalidade da despesa e aplicação de multa. No mérito, o MP de Contas pediu que a contratação fosse declarada irregular.

Major Sidnei, prefeito de Sapé

O promotor de Justiça do Ministério Público de Sapé ainda não se pronunciou sobre o caso, mas, se seguir a mesma linha de raciocínio do colega dele do MP de Rio Tinto, também deverá recomendar que o Major Sidnei repense essas contratações e procure executar um plano B para o São João da cidade, principalmente em um ano eleitoral aonde ele deve concorrer à reeleição. A programação do São João de Sapé conta ainda com nomes como Luka Bass, Aldair Playboy, Limão com Mel, Magníficos e Banda Encantus. Esse é o terceiro ano da festa, chamada de ‘A Chama de Um Novo Tempo’. A assessoria da Prefeitura Municipal de Sapé não informou quanto será gasto com os shows durante os sete dias de festa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui