Consórcio Nordeste lança Festival Cena Nordeste e João Pessoa é a primeira capital da rota

O Consórcio Nordeste (CNE), por meio da Câmara Temática de Cultura, fará o lançamento do Festival Cena Nordeste, nesta quinta-feira (18), a partir das 15h, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Estarão presentes, a governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

O Festival Cena Nordeste é um evento para reverenciar toda a cultura regional, sobretudo pelo olhar das suas produções artísticas que vão além das tradições. A ideia surgiu em 2023, nos debates da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, coordenada pelo secretário estadual de cultura da Paraíba, Pedro Santos.

Com obras de arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro, o festival itinerante passará pelos nove estados da região, durante oito meses, celebrando a relevante contribuição dos artistas nordestinos para as artes no Brasil.
O Cena Nordeste nasce com a missão de fomentar um circuito nordestino de circulação de obras artísticas, visando também fortalecer a identidade regional e estimular o desenvolvimento econômico através do turismo cultural. Além de promover a cooperação e a integração entre os estados nordestinos.
A organização do evento é do Consórcio Nordeste, com o apoio das secretarias estaduais de cultura de todos os estados da região. Após o lançamento oficial em Olinda, a programação será iniciada em maio.

 

Serão nove finais de semana de programação, sempre numa capital nordestina diferente. O calendário de 2024 é o seguinte:

João Pessoa (10 e 11 de maio)

Maceió (7 e 8 de junho)

São Luís (5 e 6 de julho)

Teresina (2 e 3 de agosto)

Recife (31 de agosto e 1º de setembro)

Natal (21 e 22 de setembro)

Aracaju (11 e 12 de outubro)

Fortaleza (16 e 17 de novembro)

Salvador (7 e 8 de dezembro)

Em todos os casos, o evento é gratuito para a população local.

 

Redação com Diário de Vanguarda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui