Sistemas de gestão financeira ajudam associações e entidades de classe a manter atividades em meio a crise de arrecadação

Arrecadação de impostos caiu 96% desde 2018 e impõe dificuldades para associações._

Associações e entidades de classe são importantes instituições civis que protegem e representam determinados grupos. Boa parte dessas organizações vêm passando por momentos de instabilidade financeira: a arrecadação do imposto sindical, por exemplo, caiu 96% desde 2018.

Seja por mudanças na legislação trabalhista ou pelo impacto da pandemia, muitas delas encontram dificuldades em manter e organizar seus associados. Por isso, é cada vez mais necessário que as finanças sejam organizadas adequadamente, de modo a investir estrategicamente o dinheiro arrecadado e evitar desperdícios ou mal uso dos recursos.

Além disso, a movimentação financeira em associações e cooperativas é constante: arrecadação de associados, repasses governamentais, realização de eventos e assessorias demandam um alto fluxo de dinheiro, e é necessário organizar todos os registros de entrada e saída para garantir uma gestão transparente e uma prestação de contas adequada a todos os associados.

“Esse tipo de entidade usualmente representa um grupo – seja de pessoas ou empresas – e precisa constantemente apresentar resultados, como eventos, convênios, entre outros. O setor financeiro da associação é um dos principais propulsores desses resultados. Então, é importante para uma associação ter seu financeiro organizado”, explica Fillipe Piomonte, diretor de qualidade do sistema de gestão financeira YpControl.

*Sistema de gestão financeira tem ferramentas exclusivas para associações*

Uma das maneiras mais eficazes de garantir a segurança financeira da associação é adotar um sistema de gestão financeira. Além de mapear e organizar o fluxo de dinheiro da associação, a utilização de um sistema de gestão demonstra aos associados a necessidade de manter um controle financeiro para a manutenção saudável da instituição.

“A prestação de contas fica muito mais fácil e rápida. O planejamento de um evento, por exemplo, fica mais preciso; e o resultado do evento também fica mais claro, de modo que todos ficam sabendo quanto foi gasto e quanto foi arrecadado”, explica Fillipe.

O sistema de gestão financeira YpControl possui soluções específicas para associações. “Aliando a gestão de cobrança e a gestão de convênio, automatizamos os processos de cobrança aos associados, verificamos automaticamente os valores cobrados pelo convênio à associação e aos associados, preparamos relatórios financeiros e conectamos com a contabilidade”, diz Fillipe Piomonte.

Com uma organização financeira adequada, é possível que associações e entidades de classe mantenham as atividades, mesmo em um cenário de arrecadação menor e fuga de associados. “Com esse controle e dados mais fiéis, a associação tende a ter uma saúde financeira melhor e, consequentemente, uma longevidade maior”, conclui Fillipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui